
Sobre
O Vilarejo 21 é um espaço independente de arte, fundado por Lelia Lofego, Leticia Lofego, Rafael Marques e Sofia Rodrigues Barbosa, 4 pessoas de uma mesma família, de diferentes gerações, gêneros, contextos, formações e opiniões. Atualmente gerido por Sofia e Rafael.
O espaço se dedica a ampliar o acesso à arte e à produção de arte, pautado na valorização de conhecimentos formais e não formais, (acadêmicos, tradicionais, geracionais…).
Acreditamos na formação e educação artística, em seu potencial transformador e na urgência de formação de público para o setor.
Afirmamos arte como profissão, considerando todos os seus agentes.





O Espaço
O Vilarejo 21 está localizado em uma chácara, rodeada pelo cerrado, no Altiplano Leste, bairro rural de Brasília.
A sede do V21, foi construída no perímetro da nossa antiga hidroponia e sua obra, sustentável e biofílica, teve o projeto e a execução desenvolvidos por Leticia Lofego.
Nossa estrutura possui 200m² e comporta 04 ateliês e uma sala de estar que chamamos de largo. Banheiro, copa, biblioteca e estacionamento privado completam este charmoso ambiente.
Ateliê 1, 5 e 6: Espaços semi mobiliados para locação de artistas, saiba mais.
Ateliê de Gravura: Esta sala está equipada para desenvolver trabalhos relacionados à gravura, seja ela em madeira (xilogravura), ou em metal (calcogravura), água-forte e água-tinta. O ateliê possui 31,5m2, prensa de 0,60x1,00 e estações de ácido, fogo, entintagem e impressão, onde podemos também desenvolver a monotipia.
Ateliê de Serigrafia: A sala de serigrafia, também toda equipada para esse fazer artístico. Possui 33m2 e saída externa para lavação e secagem das telas. Impressora para fotolito, mesa de luz, tintas, rodos, mesa de impressão e mesa de corte terminam por compor esta sala.
Ateliê de Construção: A sala possui 19,76m², espaço dedicado a trabalhos minuciosos, delicados e/ou digitais. Equipado com estudio de fotografia, impressora 3D e diversas ferramentas.
Largo: Se fossemos um lar, aqui seria nossa sala de estar. Uma área ampla com copa aberta, mesa para uma grande família (12 lugares). O espaço foi construído em forma de cruz, onde em cada ponta temos uma janela verde e um banco de cimento, proporcionando ventilação e iluminação. Um jardim interno garante ao espaço, biofilia. Abrigo para exposições, eventos e para nossa biblioteca - Download Planta Baixa
A Biblioteca V21, localizada no largo, possui livros nas áreas das artes visuais, cultura, fotografia, processos de criação, arte educação, poesia e literatura; além de um acervo especial para crianças. Uma rede convida a leitura.
Artista visual, designer e produtora cultural brasiliense. Com linguagens e técnicas múltiplas, trabalha usando tecnologias novas, ultrapassadas e apropriações como insumo para suas obras. A sensibilidade do seu trabalho se situa nos temas abordados recorrentemente, como o íntimo, o amor e as relações humanas. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e pós graduada em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Linguagens da Arte Contemporânea pela FAAP. É co-fundadora do Vilarejo 21, espaço independente de arte, criatividade e cultura em Brasília e editora, gestora educacional e designer no Festival do Minuto. Participou de exposições como: Panorama 5 - CIACT-SAD09 (Centro Cultural UFMG, 2024), ObraTextil (MAC Niteroi, 2024), ObraXerox (Museu de Arte de Brasília, 2023), SUPERCRIATIVIDADE, FILE Festival (Centro Cultural FIESP em São Paulo, 2022), Baleia, Tempo Circular (Publicado em Brasilia, 2020), entre 2022 e 2023 ocupou a Alfinete Galeria com o trabalho Verborragia
Nasceu, vive e trabalha em Brasília, Brasil. Em sua pesquisa, Rafael utiliza diversas mídias e linguagens tais como a gravura, a música, a luthieria, a pintura entre outras, para explorar o caráter controverso/duvidoso das relações entre o ser e suas percepções sobre si mesmo e o outro, por meio da provocação de estranhezas. Participou de exposições como Para onde foi a espessura da carne? (2022) no Museu Nacional da República – Brasília/DF; OBRA XEROX (2023) no Museu de Arte de Brasília – Brasília/DF; e do Prêmio e exposição Transborda Brasília 4ª edição (2023) no Caixa Cultural de Brasília – Brasília/DF. Atualmente cursa graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), é impressor de gravura e sócio fundador do Vilarejo 21.
Parceiros
O Vilarejo 21 é fruto do trabalho e colaboração de muitas pessoas. Agradecemos a todos que participaram na construção e desenvolvimento do espaço.
Adriana Marques, Adriane Kariú, Alessandra França, Ana Gadelha, Ana Meireles, Beatriz da Terra, Brida Abajur, Carlos Lin, Carol Nogueira, Christus Nóbrega, Cinara Barbosa, Cíntia Falkenbach, Creuza Nery, Daisy Barros, Dalton Camargos, Daniel Lopes, Danilo Lins, Fabiana Barbosa, Gisel Carriconde, Helena Lopes, Igu Krieger, Isabel Se Oh, Jean Peixoto, Lea Juliana, Luana Dinato, Luciana Candida, Luis Gallina, Luis Jungmann Girafa, Luiza Vaz, Marcela Campos, Marília Panitz, Miguel Simão, Patricia Bagniewski, Paula Catu, Prahlada Hargreaves, Ralph Gehre, Renata Azambuja, Romulo Barros, Sanagê Cardoso, Sandra Crivellaro, Sofia Ramos, Suyan de Mattos, Taís Aragão, Valéria Pena-Costa, Vania Ladeira, Waldeci Maia, entre muitos outros.